terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Como eu controlo os ataques de ansiedade e os de pânico

 Quem tem ataques de ansiedade sabe o quanto é difícil conseguir controlar, mas quem tem ansiedade e pânico é extremamente difícil e em muitos casos impossível sem a ajuda de medicação.

À cerca de um ano fui diagnósticada com pânico, para além da ansiedade e à cerca de meio ano com início de depressão, então tudo mudou na maneira de controlar os dois.

Quando tinha só ansiedade (só precisei tomar medicação no primeiro ano) aprendi a controlar com a ajuda da psicóloga e da médica e de mim própria:

1° Sempre que me sentia ansiosa tentava ocupar a mente, fazer alguma coisa, nem que seja arrumar o que já está arrumado, ou decorar as matrículas dos carros ou então tentar encontrar pássaros, isto sozinha, estando acompanhada é sempre muito mais fácil, falem muito, se a pessoa não perceber o que se está a passar expliquem, nada mais fácil que ter alguém do lado para ajudar.

2° Se mesmo assim continuar põe uma música que gostes bem mexida e dança, não tens onde meter música canta tu, em caso de estares a trabalhar pede para sair do teu posto de trabalho, vai até ao exterior apanhar um ar.

3° Inspira sempre pelo nariz e expira pela boca, nesse intervalo conta até dez, ou seja, inspira, 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 e expira. Tão simples mas faz muita diferença.

4° Olha à tua volta e vê quantos objetos encontras de uma cor, por exemplo azul ou branco.

5° Em último recurso, caso vejas que não consegues de todo controlar, se tiveres com alguém pede ajuda de imediato, sempre mais fácil, se tiveres sozinha é mais ou menos o mesmo objectivo mas tens de preparar as coisas antes de te deitares... Então, deita te no chão, de lado para se caso desmaiar és não te engasgares com a saliva, coloco um pano ou compressa de água grés a na cabeça e no peito e sempre que possível beber um copo de água natural com açúcar mas sempre sem esquecer da respiração, é essencial ter uma respiração correcta.

Sei que nestes momentos é difícil lembrar da respiração, eu própria quase não lembro, mas sempre que te lembrares tenta! 


Com os ataques de pânico é bastante diferente, eu não consigo controlar 100% sozinha, infelizmente quase sempre preciso de ajuda da medicação, mas ainda assim há alguns que controlo sozinha, quer dizer as vezes que tenho ataques e estou acompanhanda, geralmente são as pessoas que estão comigo que me ajudam a controlar (quase sempre o meu namorado). Estes ataques são bem mais agressivos, o que leva de um estado bom para um estado horrível em segundos, acontece tudo muito rápido e quase tudo o que aprendes te nos ataques de ansiedade perde o efeito, por isso pouca coisa há a fazer (pelo menos até agora com o que aprendi)

1° Respiração sempre correnta, aqui é nos ataques de ansiedade é sempre importante uma respiração correta para ser mais fácil controlar.

2°Sempre deitar de lado para não engasgar com a saliva ou com a própria língua ou até com o vómito, eu mesma nos ataques de pânico dá me vómitos e chego mesmo a vomitar e com a respiração ofegante e forte a tendência é deitar fora e voltar a sugar para dentro, então muito importante DEITAR DE LADO!

3° Eu desmaio quase sempre, então é crucial ter alguém que saiba o que se está a passar e em caso de estares sozinha tenta ligar a alguém ( foi assim que fui assistida a tempo, quando me foi diagnosticada com síndrome de pânico, eu estava à cerca de quatro horas a ter um ataque e de maneira nenhuma passava, eu esta a ficar sem forças e sempre a desmaiar, então eu mandei uma mensagem what's para uma amiga com quem tinha estado a falar antes do ataque. Então ela é outra amiga foram a minha casa e deram comigo no chão desmaiada, com um golpe na cabeça e nas mãos por causa de um copo que parti... Não sei como teria sido se elas não fossem e não chamassem a ambulância) Nas outras vezes a minha ajuda é o meu namorado, é o meu pilar!

4° E por último ter sempre a medicação SOS em sítio visível, sempre nos mesmo sítio e andar sempre contigo, na bolsa, na carteira, no bolso, onde der, mas que saibas onde está para poderes dizeres com clareza ou procurares sem teres de pensar!


Espero ter ajudado, qualquer dúvida podem colocar que eu tento ajudar o mais possível. 

Juntos somos um!! 


Site:








Imagem: Andrew Rae/The New York Times

Site: https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2016/11/16/controlar-a-respiracao-diminui-os-sintomas-da-ansiedade-e-da-depressao.amp.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário

Noite difícil