sábado, 23 de janeiro de 2021

O recomeço da ansiedade

Verdade! 2 Anos que não tive um único ataque!

Como consegui? Não foi fácil, fui devagar e aprendendo, começar por ocupar mais os meus tempos livres, optei por fazer ginásio, ia todos os dias, mesmo aos domingos, cerca de 2 a 3 horas por dia. Trabalhava numa fábrica na altura e o meu horário era começar as 14h30 e sair às 23h, por isso a minha ida ao ginásio tinha de ser de manhã. Punha-me a pé por volta das 9h, tomava o meu pequeno almoço, ía ao ginásio, treinava, tomava um duche e depois ia almoçar com a minha mãezinha e ia trabalhar (isto à semana). Ao fim de semana, principalmente ao sábado fazia mais ou menos a mesma rotina, só que almoçava em casa com a minha mae e o meu irmão e depois íamos passear, ou então ficava por casa a desenhar ou ler ou escrever. Quando me aprecebia que estava a ficar ansiosa tentava pensar noutras coisas, contava piadas a mim mesma, falava comigo mesma, contava até dez controlando a respiração, se estivesse acompanhada pela minha família eles falavam muito comigo para eu tentar não pensar na ansiedade. 

E assim fui aprendendo a controlar os meus ataques, até consiguir 2 anos sem nenhum.

Mas infelizmente o que é bom acaba rápido! 

O meu pai faleceu! 02-04-2017, esta é a data que tudo mudou (mais à frente falo um pouco sobre a nossa história, minha e do meu pai). Pois bem, foi tão repentino, tão avassalador para mim que parece que o meu mundo desabou, foi realmente um impacto muito forte e por isso os ataques voltaram, tive um tão forte quando tive de reconhecer o corpo do meu pai que tive de ser assistida pelo médico da morgue. 

E foi sem dúvida mais um gatilho. Em Maio tive uma grande discussão com a minha mãe, coisas banais, mas eu estava tão abalada com a perda do meu pai que decidi tomar 24 comprimidos para dormir, dos químicos bem fortes! Nesse dia como era feriado em Portugal a minha mãe nem sequer deu pela minha falta, porque eu fechei me no quarto. No dia a seguir devia ter ido trabalhar e como o meu carro estava em casa quando o meu irmão chegou da escola ele achou estranho e foi ao meu quarto. Deu comigo no chão completamente sem sentidos! 

Acordei por breves instantes e vi-o a chorar desesperadamente! Partiu-me o coração!

Voltei a perder os sentidos. Quando acordei de novo já estava no hospital, ligada a máquinas. Lembro me de pouca coisa. Lembro me de um enfermeiro abrir a porta principal e eu ver a minha mãe na entrada, toda vermelha de tanto chorar! Eu vi o olhar desesperado dela, tentando a todo o custo estar comigo. Eu olhei para os braços, tenho pavor a agulhas, mas arranquei tudo o que tinha e fui a correr para a porta para poder estar com a minha mãe, mas ao mesmo tempo que ia a correr um médico parou me com os braços e agarrou me. Eu esperniei o quanto mais pude. Levaram me outra vez para a cama e prometeram me que a iam buscar para a minha beira e assim o fizeram.

Prometi a mim mesma e à minha família que nunca mais o fazia! 

Foram meses depois disso bem difíceis para mim! Tive de reaprender a viver a minha vida básicamente.

Voltei a ter ataques, muito leves, mas conseguia controlá-los.

Em Outubro de 2018 tento abrir o meu próprio café sem muito resultado. Fechei 3 meses depois. Mas agradeço todos os dias por ter estado naquele café! Foi onde conheci o meu namorado! ❤️

No fim de Dezembro eu e ele tivemos uma discussão e então a minha sócia do café que também era minha amiga (dizia eu) ia viver para a suiça e eu decidi ir com ela. 

Então esperaria até fazer anos (23 de Fevereiro) para ir. 

No dia 21 de Janeiro de 2019 fiz as pazes com o meu namorado e decidimos ir os dois, mudar de vida. Como tínhamos casa só não tínhamos trabalhos, eu vim primeiro que ele e um mês depois veio ele! 

2019 foi um ano de grandes mudanças, grandes recomeços, grandes desilusões! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Noite difícil